A FAMÍLIA FOI O TEMA PRINCIPAL DA 12ª JORMESP CEARÁ


 Ocorrida entre os dias 10 à 17 de outubro de 2010, a XIIª Jornada da Mulher Espírita do Ceará, abordou a temática central FAMÍLIA E ESPIRITISMO: Educando para um Mundo Melhor. A sensibilidade, conhecimento e experiência feminina permitiu a todos que desfrutaram dos ciclos de palestras um manancial de reflexões e revisão de conceitos referentes aos diversos ângulos aos quais foram desenvolvidos ao longo de 8 dias consecutivos. Em cada encontro, cada dia, a arte se fez presente através da música e da poesia. Dezenas de Casas Espíritas prestigiaram o evento que se desenrolou tanto na capital cearense como no interior. Acompanhe pelo álbum PICASA cada passo da Jormesp através do link http://picasaweb.google.com/104609849804090968700/Imagens2010?authkey=Gv1sRgCNHhy-Ss2qjRXg#    


1º Dia - 10/10 - A Vida Conjugal e seus Desafios


Cidade de BANABUIÚ
Sociedade Espírita Nosso Lar


O topônimo Banabuiú vem do Tupi Guarani Bana (Borboleta) e Buy ou Puyú (Brejo) e significa Brejo das Borboletas. De acordo com Tomás Pompeu de Sousa Brasil, Banabuiú significa Rio que tem muitas voltas: bana(que torce, volteia); bui(muito, com excesso); e u(água, rio). Sua denominação original era Poço Preto, depois Laranjeiras e desde 1943, Banabuiú.
Localizado no território de várias etnias indigenas como: Potiguara, Paiacu, Tapairiu, Panati, Ariu, este começou a ser colonizados através das entradas do sertão-de-dentro e a expanção da pecuária o Ceará, na época da carne seca e do charqueA caatinga é a vegetação predominante. Mas podemos encontrar áreas de cajueiros e carnaúbas, em especial ao longo do rio. População de 18.388 habitantes (IBGE/2009) (Wikipédia)
 
 
 
 
A abertura da JORMESP CE 2010 Ocorreu na Câmara Municipal de Banabuiú  
 
Rio Banabuiú
 
 
 
Coral Vinha de Luz de Quixadá
Expositora Rosineide Rocha de Natal/RN
 

2º Dia - 11/10 - A Ciência de Educar-se para Educar

Sociedade Espírita Paulo de Tarso - Fortaleza
Expositora Lilia Sales - Canindé/CE


3º Dia - 12/10 - A Família: Afinidades e Conflitos

Sociedade Espírita Dr. Antônio Justa
 Grupo Musical Gostas de Orvalho
Silvana Ribeiro - Fortaleza

4º Dia - 13/10 - Educação Espírita na Família

Sociedade Espírita Léon Denis
 Grupo Musical Cantar é Viver
 
Expositora Rosemília Rodrigues - Fortaleza


5º Dia - 14/10 - Educação no Lar e a Sexualidade dos Filhos

Grupo Espírita Auxiliadores dos Pobres
Momento musical com Verônica e Zezinho 
 
 
 

6º Dia - 15/10 - A Responsabilidade dos Pais na Educação dos Filhos
Sociedade Espírita Mansão dos Aflitos
 Expositora Janivalda Ferreira - Fortaleza
 

7º Dia - 16/10 - Drogas e suas Conseqüências para a Família

ITAPEBUSSÚ
Sociedade Espírita Casa da Esperança



Itapebussú constitui um dos 17 distritos do município de Maranguape famosa pelas vaquejadas que atraem pessoas de toda parte. Nascida nas caatingas do Nordeste, nos tempos do cangaço, a vaquejada surgiu quando não havia o sistema de cercas de arames. Os gados eram criados juntos, em grandes campos, sendo comum se misturarem com os das propriedades vizinhas, principalmente os animais mais bravos. Nessa ocasião, os vaqueiros realizavam um mutirão, ou melhor "A Festa de Apartação", para separar as reses de cada fazenda. Aos poucos, a festa começou a reunir muita gente que queria ver de perto a valentia dos vaqueiros e a beleza da derrubada dos animais. Atualmente, a vaquejada ainda é vista não apenas como uma grande diversão, mas seu potencial econômico vai muito além disto. No Ceará, Cerca de 1.000.000 de pessoas comparecem a estes eventos por ano que envolve movimentação agrobussines como: comércio de moda country, artesanato, feira de animais e principalmente os shows e apresentações musicais que animam o ambiente.
 
 
 Grupo Musical Sintonia

Expositora Socorro Rocha - Fortaleza


8º Dia - 17/10 - Família e Espiritismo, Educando para um Mundo Melhor
Grupo Espírita Ana Amélia
 
 
 
 
 Expositora Zélia Mendonça - Recife/PE
Branco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DR. EDSON QUEIROZ E AS CIRURGIAS ESPIRITUAIS EM FORTALEZA

EX-PROPRIEDADE DA FAMÍLIA FOX É PRESERVADA

Onde ocorreu o Auto-de-fé de Barcelona?