HISTÓRIA ILUSTRADA DO GEAP

Neste ano quando o Grupo Espírita Auxiliadores dos Pobres, o GEAP, completará o seu octogésimo quinto aniversário de fundação (1928-2013), publicaremos a partir deste mês a marcante história desta venerável instituição. Em formato cronológico e ilustrado iremos inicialmente retornar as primeiras notícias do fenômeno espírita no Ceará, os pioneiros, até chegarmos ao dia 28 de julho de 1928 quando de fato se inicia sua missão espiritual. 

Em sua luminosa trajetória abrigou durante décadas também não menos relevantes sociedades como a Confederação Espírita Cearense - CEC, União Espírita Cearense - UEC e atualmente a União das Sociedades Espíritas do Estado do Ceará – USEECE que juntas construíram e transformaram o movimento espírita cearense e também serão registradas nesta cronologia.   

Nas décadas iniciais foram inúmeras as adversidades, quer de ordem material e espiritual, tais como os escassos recursos financeiros e humanos, os embates espirituais produzidos pelos adversários desencarnados do espiritismo e até mesmo pela intolerância religiosa e política dos dias de antanho.  

Hoje compreendemos e sentimos que o Grupo Espírita Auxiliadores dos Pobres, fundado por uma plêiade de nobres espiritistas, que reunidos em torno de um mesmo ideal, o Ideal Espírita, lançaram seguras e resistentes bases que até hoje causam admiração, pela tenacidade de seus continuadores em manter acessa perenemente a chama deste ideal.

Pesquisa elaborada por André Luiz Bezerra Borges dos Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DR. EDSON QUEIROZ E AS CIRURGIAS ESPIRITUAIS EM FORTALEZA

EX-PROPRIEDADE DA FAMÍLIA FOX É PRESERVADA

Onde ocorreu o Auto-de-fé de Barcelona?