Última Mensagem de Baden-Powell

General Robert Stephenson Smyth Baden-Powell

Lord Baden-Powell of Gilwell

22/02/1857 - 08/01/1941

Caros escoteiros:

Se já vistes a peça Peter Pan, haveis de recordar-vos de como o chefe dos piratas estava sempre a fazer o seu discurso de despedida, porque receava que, quando lhe chegasse a hora de morrer, talvez não tivesse tempo para o fazer. Acontece-me coisa muito parecida e por isso, embora não esteja precisamente a morrer, morrerei qualquer dia e quero mandar-vos uma palavra de despedida.

Lembrai-vos de que é a última palavra que vos dirijo, por isso meditai-a. Passei uma vida felicíssima e desejo que cada um de vós seja igualmente feliz.

Creio que Deus nos colocou neste mundo encantador para sermos felizes e apreciarmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem simplesmente do êxito de uma carreira, nem dos prazeres. Um passo para a felicidade é serdes saudáveis e fortes enquanto sois rapazes, para poderdes ser úteis e gozar a vida quando fordes homens.

O estudo da natureza mostrar-vos-à as coisas belas e maravilhosas de que Deus encheu o mundo para vosso deleite. Contentai-vos com o que tendes e tirai dele o maior proveito que puderdes. Vede sempre o lado melhor das coisas e não o pior.

Mas o melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros. Procurai deixar o mundo um pouco melhor de que o encontrastes e quando vos chegar a vez de morrer, podeis morrer felizes sentindo que ao menos não desperdiçastes o tempo e fizeste todo o possível por praticar o bem. Estai preparados desta maneira para viver e morrer felizes - apegai-vos sempre à vossa promessa escoteira - mesmo depois de já não serdes rapazes e Deus vos ajude a proceder assim.
Origem: Wikipédia


História do Escotismo:

Quem fundou o escotismo foi o inglês chamado Robert Stephenson Smith Baden-Powell. BP nasceu em Londres, a 22 de Fevereiro de 1857, onde cresceu e morreu em Nairobi, Quênia (África) no dia 8 de Janeiro de 1941.
Quando jovem, gostava da vida ao ar livre, de sair de barco com seus irmãos, acampar, fazer fogueiras para cozinhar sua comida e viver aventuras junto à natureza.
Logo após terminar seus estudos secundários, Baden-Powell ingressou no exército. Durante sua carreira militar, viajou por boa parte do mundo.
Conheceu e conviveu com muitas tribos indígenas, colonos etc. Na Guerra do Transvall, em 1899, B.P. (como o chamamos carinhosamente), organizou a guarnição de Mafeking, uma pequena cidade estratégica na África do Sul. A cidade foi atacada durante meses, mas B.P. resistiu graças a sua coragem e astúcia, mesmo dispondo de uma tropa muito inferior a do inimigo. Como B.P. dispunha de poucos soldados, treinou todo homem capaz de lutar. Para as tarefas auxiliares, de grande importância, como mensagens, correio, cozinha, primeiros socorros, sinaleiros etc., organizou um grupo de jovens. Estes rapazes desempenharam suas tarefas com grande eficácia, dedicação e lealdade, causando grande impressão em B.P.
Quando a guerra acabou, B.P. tornou-se herói em sua Pátria. Durante uma viagem ao seu país, Baden-Powell viu algumas crianças usarem, em suas brincadeiras, um livro que ele havia escrito para o exército. Este livro continha técnicas de acampamento e sobrevivência em regiões selvagens. Entusiasmado como o que tinha visto, resolveu organizar o primeiro acampamento escoteiro para 20 jovens, em 1907, na Ilha de Brownsea – Inglaterra.
Esses 20 jovens, que formavam as Patrulhas Lobo, Touro, Corvo e Maçarico, aprenderam coisas como: técnicas mateiras, observação, fraternidade etc.
Em 1908, devido ao sucesso desse acampamento, B.P. resolveu escrever o livro Escotismo para Rapazes e fundar o movimento escoteiro.
Fonte: Manual do Escoteiro Noviço

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DR. EDSON QUEIROZ E AS CIRURGIAS ESPIRITUAIS EM FORTALEZA

EX-PROPRIEDADE DA FAMÍLIA FOX É PRESERVADA

Onde ocorreu o Auto-de-fé de Barcelona?