Bem-Vindos a Porto Alegre!


Capital gaúcha sedia o VI Fórum do Livre-Pensar Espírita
O Centro Cultural Espírita de Porto Alegre registrará com destaque em sua história o período de 5 a 7 de Setembro de 2014. Cerca de uma centena de livres-pensadores espíritas, provenientes de vários estados brasileiros, assim como três dirigentes argentinos da Confederação Espírita Pan-Americana, participam, nesta Casa, do VI Fórum do Livre-Pensar Espírita, uma iniciativa da Associação Brasileira de Delegados e Amigos da CEPA – CEPABrasil, presidida pelo gaúcho Homero Ward da Rosa (Pelotas/RS). Os Fóruns do Livre-Pensar são eventos regionais, promovidos pela CEPABrasil, sempre com temáticas atuais, numa perspectiva progressista e atualizadora do pensamento espírita.

Os desafios do Século XXI
Pensadores espíritas de diferentes regiões do país acorrem para trazer sua contribuição intelectual à temática central do evento: “O Espiritismo e os Desafios do Século XXI”, título, aliás, da conferência de abertura, a ser proferida pelo físico e escritor Moacir Costa de Araújo Lima (Porto Alegre/RS), na noite de sexta-feira, 5/9. Nos dois dias seguintes, palestras, oficinas e mesas redondas oportunizarão a todos os participantes do evento a interagir entre si, na tarefa conjunta de construção de novas propostas de estudo, atualização e desenvolvimento do pensamento espírita no mundo contemporâneo. A coordenação do evento está a cargo deSalomão Jacob Benchaya, ex-presidente da Federação Espírita do Rio Grande do Sul e integrante da direção, há cerca de 40 anos, do Centro Cultural Espírita de Porto Alegre.
O evento se encerra na manhã de domingo (7) com a mesa-redonda “Os Desafios da CEPA” da qual participarão Dante LópezRaúl DrubichMaurice Herbert Jones e Milton Medran Moreira, que abordarão questões ligadas ao segmento laico e livre-pensador do espiritismo, coordenado, no continente americano, pela Confederação Espírita Pan-Americana.

Enlace
A figura majestosa do Laçador, obra do escultor pelotense Antônio Caringi, que dá boas-vindas aos visitantes de Porto Alegre, na entrada da cidade, é um verdadeiro símbolo do Rio Grande do Sul. Transmite a ideia de liberdade, da lhaneza de gestos do homem dos pampas e de sua vocação acolhedora e fraterna a quem aqui chega.
Nós, do CCEPA, quisemos oferecer, no evento cuja organização a CEPABrasil nos delegou, esse clima de acolhimento e de liberdade, valores essenciais para quem cultiva o humanismo e o livre-pensamento, atributos essenciais da mensagem espírita. Mesmo sem buscar grande público, em razão de seu formato e temática, este VI Fórum do Livre-Pensar Espírita esteve aberto a todos os interessados, espíritas ou não, cepeanos ou não. Desde o início, planejamos realizá-lo em nossa própria sede, com limitações de espaço, mas em condições de acolher o número de participantes normalmente presente a eventos com essas características. Surpreendeu-nos, entretanto, que, quatro meses antes de sua realização, o Fórum já estivesse com a lotação esgotada. Assim mesmo, mantivemos o projeto inicial. Gaúcho gosta de receber seus amigos em casa. E esta casa tem uma história em tudo coincidente com o espírito progressista e livre-pensador dos companheiros que ora estamos acolhendo. Cenário ideal, pois, para este ágape de liberdade e confraternização.
Ao tomarmos como símbolo de nosso evento a figura do Laçador, quisemos, no entanto, redefinir o sentido do laço garbosamente seguro por sua mão direita.  Ao invés de instrumento de tutela e submissão, utilizado pelas religiões, seja nosso laço, como o desejou Kardec, um elo a unir homens e mulheres dispostos a cultivar o pensamento livre e criativo em torno das grandes questões do espírito. Estas seguem permanentemente abertas à investigação e a interpretações consentâneas com os novos tempos.

É assim que o Centro Cultural Espírita de Porto Alegre recebe os participantes deste Fórum: enlaçando-os em sentimentos de muito afeto e com vibrações inspiradas nos ideais de união e progresso.
Sejam todos bem-vindos!

(Milton R. Medran Moreira, Presidente do CCEPA)
http://cepabrasil.blogspot.com.br/2014/08/vi-forum-do-livre-pensar-espirita_16.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DR. EDSON QUEIROZ E AS CIRURGIAS ESPIRITUAIS EM FORTALEZA

ESPIRITISMO E O ISLAMISMO - PARTE 1

JORMESP NO GRUPO ESPÍRITA AUXILIADORES DOS POBRES