ONDE OCORREU O AUTO DE FÉ DOS LIVROS ESPÍRITAS DE KARDEC?
Arco do Triunfo em Barcelona
Em artigo anterior intitulado "Onde Ocorreu o Auto-de-Fé de Barcelona?" (clique) foram sugeridos dois locais para a incineração dos livros espíritas de Allan Kardec. Na Praça da Catalunha ou no Parque da Cidadela de Barcelona?
Agora, nova fonte sugere que a famosa esplanada é a Cidadela de Barcelona.
Os anais do Primeiro Congresso Internacional Espírita (clique para ler o texto completo) ocorrido em setembro de 1888 faz referência que não deixa margem para dúvidas.
O histórico congresso ocorreu 27 anos após o Auto de Fé de 9 de outubro 1861. Nas primeiras páginas do documento está o texto de Visconde de Torres-Solanot (leia no link sua biografia) que foi um dos grandes pioneiros e propagador do Espiritismo na Espanha). Sua introdução relata:
"(...) era necessário, repetimos, que à lembrança dos
acontecimentos que marcarão uma época nos anais do Espiritismo, se unisse
também o nome da Espanha em consórcio com o da América e o da França; e por
isso aqui agitamos com insistência a idéia, e celebrou-se o primeiro CONGRESSO
INTERNACIONAL ESPÍRITA, sendo a localidade designada a culta Barcelona, que
deste modo lavou a mancha do auto de fé feito contra os livros de Allan Kardec
e outras obras espíritas queimadas pela mão do carrasco, no mesmo lugar onde
hoje se instala a Exposição Universal."
Onde ocorreu a Exposição Universal de 1888?
A feira foi realizada no reconstruído Parc de la Ciutadella, com o Arc de Triomf fazendo a entrada (clique em Exposição Universal).
EXPOSIÇÃO UNIVERSAL DE 1888 EM BARCELONA
A Exposição Universal de Barcelona de 1888 foi a primeira feira mundial realizada na Espanha e aconteceu entre 20 de maio e 9 de dezembro de 1888.
Identificado o lugar da Inquisição Espanhola resta saber o local exato no Parque da Cidadela de Barcelona onde ocorreu a infame queima dos livros espíritas. Aguardemos novos achados.
CRÉDITOS:
Pesquisa elaborada por: André Luiz Bezerra Borges dos Santos
Créditos das imagens: Web: Google
Penso que AMALIA DOMINGO Y SOLER estava dando seus primeiros passos no Movimento Espírita da Espanha, quando do ocorrido. Ela estava então, com 26 anos e atravessando momentos de muita necessidade física em sua vida. Entretanto, o calor dessa fogueira alcançou sua alma e a aqueceu por todo seu caminhar. Também postei uma pequena homenagem a LA CHATRE e KARDEC sobre o 9 de Outubro. Gostei muito dessa publicação, parabéns amigos e carinhoso abraço.
ResponderExcluir