LIVE "DEVE O ESPIRITISMO ATUALIZAR-SE?"


Dia 15 de abril de 2021 a União das Sociedades Espíritas do Estado do Ceará – USEECE realizará às 19h uma LIVE pelo YouTube, cujo tema é: Deve o Espiritismo atualizar-se?

Ademar Arthur Chioro Reis é o convidado para apresentar as considerações em torno deste questionamento vital para que a Doutrina Espírita se mantenha revigorada no diálogo do conhecimento contemporâneo.

O tema da LIVE é retomado de tema homônimo do XVIII Congresso Espírita Internacional promovido pela Confederação Espírita Pan-Americana realizado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul no ano 2000.

À época, o objetivo do evento foi “discutir a questão da atualização doutrinária do Espiritismo”. Naquela oportunidade Ademar Chioro apresentou um trabalho intitulado: “Como? Uma Proposta Metodológica para o Processo Permanente de Atualização do Espiritismo”.

Dentre alguns pressupostos doutrinários que Ademar considera de fundamental importância para a própria sobrevivência da doutrina espírita (que estará condenada a estagnação como ocorre com filosofias e religiões tradicionais, caso não adote à necessidade de progresso do Espiritismo), cita:

“O Espiritismo, avançando com o progresso, jamais será ultrapassado, porque, se novas descobertas lhes demostrarem que está em erro acerca de um ponto, ele se modificará nesse ponto; se uma verdade nova se revelar, ela o aceitará.” (A Gênese, Cap. I – Caracteres da Revelação Espírita).

Entre os estudiosos identificados com uma concepção laica, não dogmática e não religiosa do Espiritismo, vem ganhando força, dentre estes, a necessidade de desencadear um processo de discussão sobre a atualização do Espiritismo, mesmo sob forte reação por parte do movimento espírita de matiz religioso.

A USEECE tem o entendimento que a única possibilidade que se coloca para que o Espiritismo prossiga contribuindo para o desenvolvimento evolutivo da humanidade é atualizar-se continuamente, num processo permanente, respondendo as demandas do homem e do mundo contemporâneo, em permanente mutação.

LIVE
Clique no link para assistir



UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O PROCESSO PERMANENTE DE ATUALIZAÇÃO DO ESPIRITISMO

 

Ademar Arthur Chioro dos Reis

clique abaixo para abrir arquivo



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DR. EDSON QUEIROZ E AS CIRURGIAS ESPIRITUAIS EM FORTALEZA

EX-PROPRIEDADE DA FAMÍLIA FOX É PRESERVADA

Onde ocorreu o Auto-de-fé de Barcelona?